Serviço Autónomo de Água e Esgoto

Bom Jesus da Lapa

  • Webmail
  • Ouvidoria
  • Portal da Transparéncia
  • Newslestter


    Cadastre-se em nossa Newsletter e receba novidades do SAAE de Bom Jesus da Lapa no seu email.




Noticias

Publicado em 01/04/2014



PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO JÁ!

O crescimento desordenado das cidades, somado a falta de planejamento, tem gerado inúmeros problemas para a população. As queixas são várias. falta de água, esgotos transbordando com freqüência pelas ruas, áreas alagadas devido a falta de drenagem e a coleta de lixo ineficiente são as causas mais comuns das reclamações. Solucionar estes problemas é o grande desafio pra os gestores das diversas cidades do Brasil. Somente na Bahia cerca de duzentos municípios estão em estado de alerta, isso devido ao chamado risco hídrico. A situação poderia ser diferente se o Plano Municipal de Saneamento Básico fosse implantado em cada um desses municípios.



A promulgação da lei 11.445/07 trouxe grandes perspectivas para o saneamento, pois a mesma obriga os gestores a planejarem o crescimento e o desenvolvimento das cidades para no mínimo os próximos vinte anos. A Lei também determina que somente receberão verbas federais e estaduais pra investimento nestes setores o município que possui seu devido plano implantado. Os municípios que não criaram seus planos até dezembro de 2012 já estão impedidos de receberem tais recursos.

 Durante os dias 24 a  28 de março do ano em curso, a SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado da Bahia) juntamente com a AGERSA (Agencia Reguladora do Saneamento Básico no Estado) esteve em Bom Jesus da Lapa, realizando oficinas e capacitando os integrantes para participarem da elaboração e acompanhamento na implantação dos referidos planos em seus municípios. Diversos secretários e servidores públicos dos municípios que compõem o território do Velho Chico estiveram presentes. O SAAE de Bom Jesus da Lapa, autarquia responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto teve participação efetiva em todo o curso através do seu servidor Sr. Gerson Nunes que há quase 13 anos trabalha na autarquia e deixa claro que é impossível crescer de modo planejado e assim atender as demandas da população sem a criação do PMSB.

Com a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico os gestores terão acesso às verbas necessárias para realizarem melhorias em seus sistemas de tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, implantação de aterro sanitário e também promover obras de drenagem de maneira planejada em toda a sede bem como interior do município.    

Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados ao SAAE

Siga o SAAE nas Redes Sociais